sábado, 28 de agosto de 2010

Parascavedecatriafobia

 
Também chamada de frigatriscaidecafobia, essa palavra de 23 letras se refere ao pavor das pessoas pela sexta-feira 13. A superstição é, na verdade, uma combinação de dois medos separados: o medo do número 13, chamado triskaidekafobia, e o medo de sextas-feiras.

Para a origem da sexta-feira 13 como um dia de azar há várias versões. A mais forte delas seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos, inclusive Judas. 
 
Outra versão, proveniente da mitologia nórdica, diz que a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = Friday = sexta-feira em inglês). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianis-mo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

O Código de Hamurabi, criado 1700 a.C. teve a cláusula 13 excluída por superstições Alguns estu-diosos relatam que o grande dilúvio aconteceu numa sexta-feira.

Coincidência ou não: em 13 de Dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decreta o AI-5; o pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939; a queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972.

Nos Estados Unidos cerca de 8% da população sofre com a parascavedecatria-fobia.

Isso tudo pode parecer apenas superstição, mas os prejuízos são bem reais: segundo estudos de um instituto da Carolina do Norte (EUA), a data gera no país prejuízos que vão de 800 a US$ 900 milhões, com pessoas desistindo de viajar de avião, de se casar, realizar eventos, trocar de carro, vender imóveis, fechar negócios.

Por: Arthur Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...