domingo, 5 de julho de 2009

Terra Mapeada


Realizado pelo ônibus espacial Endeavor em 2000, a Nasa desenvolvera, até então, o mais completo mapa topográfico da superfície da Terra. Ele cobria cerca de 80% da superfície do planeta e possuía imprecisão nos dados de determinadas áreas, como as de desertos e as que correspondiam a terrenos muito íngremes.

Entretanto, com o projeto elaborado pela Nasa e pelo Ministério do Comércio do Japão, o planeta Terra agora possui um mapa cartográfico que cobre uma área correspondente a 99% da superfície terrestre.

As imagens topográficas capturadas pelo radiômetro Áster (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, ou Radiômetro Espacial Avançado de Emissões Térmicas e Reflexão) são os dados digitais de elevações mais completos e consistentes já divulgados no mundo, como disse Woody Turner um dos participantes do feito. E serão liberados para serem baixados, bem como seu uso será gratuito, podendo ser utilizados para usuários e pesquisadores de um amplo leque de disciplinas que precisem de informações sobre terreno e elevações.


Por: Arthur Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...