segunda-feira, 27 de julho de 2009

Paciência e Persistência - crítica filme "De porta em porta"

Foi com essas duas virtudes ensinadas pela mãe que Bill Porter (William H. Macy) mostrou do que era capaz. Em “De Porta em Porta” (Título original no inglês: “Door to Door”, Estados Unidos, 2002) Bill é portador de uma deficiência que dificulta sua fala, bem como limita seus movimentos, em especial do braço direito. Todavia, tais limitações não foram suficientes para barrar a força de vontade e, principalmente, a paciência e persistência de Bill Porter na luta por seu espaço no meio social.

Durante toda a vida, Bill Porter morou com sua mãe (interpretada pela atriz Helen Mirren) numa casa cuja posição de cada objeto em seu interior era previamente escolhida visando a facilitar Porter em seus afazeres diários, como se vestir, tomar café da manhã ou assistir TV. Mas aquela vida que levava estava muito aquém dos sonhos de Bill. Ele queria firmar sua função na sociedade e idealizava isso através de um emprego. Analogicamente falando, é como se essa sociedade fosse a natureza e nosso amigo, um espécime na busca por exercer seu nicho ecológico.

É assim que Porter, subsidiado pelo lema de sua mãe, consegue emprego como vendedor na Watkins Company depois de ser inicialmente rejeitado por suas limitações, mas pouco depois aceito, uma vez que Bill se oferece para trabalhar na rota mais difícil da companhia.

Começou timidamente, mas logo no primeiro dia como vendedor já pôde ficar orgulho de ter feito uma venda, sua primeira venda. Foram apenas 4,25 dólares, porém, mais que isso, essa pequena quantia foi o passo inicial para Bill Porter receber, depois de mais de 40 anos trabalhando pela Watkins, o prêmio de vendedor do ano, com mais de 42 mil dólares em vendas. O trabalhador é homenageado e, orgulhoso, passa uma lição de vida não só para os espectadores fictícios que o assistem na cerimônia de entrega do prêmio, como também para os reais que o vêem em casa através da tela de seus televisores e se comovem com a história de luta e vitória mais que merecida de um grande homem.

O filme é excelente não só ao trabalhar a questão do preconceito e das barreiras enfrentadas por quem possui alguma deficiência, mas também por explicitar, em histórias paralelas à do protagonista, todavia que se entrelaçam formando um todo conexo, situações verídicas como a de vizinhos que vivem em guerra, de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, da vida solitária de uma alcoólatra reclusa, dentre tantas que dão ao telespectador a possibilidade de se identificar com no mínimo um desses muitos casos, o que acaba por prender a atenção de qualquer pessoa.

Outro excelente ponto a se destacar é que Bill, apesar da dificuldade na comunicação falada, não possui nenhuma dificuldade quando o assunto é comunicação do coração. É com sinceridade, atenção, respeito, preocupação, dedicação e zelo que o grande vendedor conquista a vizinhança da rota mais difícil da Watkins. Ele não somente se envolve nos problemas dos clientes, ouvindo-os quando necessário e dando opinião ou conselho quando coerente, como passa a fazer parte da vida de cada um daqueles que abriram a porta de casa para a igualdade, independência e determinação do Sr. Porter.

Assim, Bill serve de exemplo aos vendedores que enxergam os clientes friamente apenas como fonte de renda dos quais se possa extorquir dinheiro, mostrando que é mais importante entender as necessidades dos clientes, ouvir de forma interessada, quebrar preconceitos, tornar-se amigo.

Fica também a crítica aos modernos sistemas de vendas que tratam as pessoas como objetos e que acabam por excluir aqueles que nem sempre estão aptos a trabalhar tão eficazmente com a tecnologia (exclusão digital), bem como da substituição do trabalho humano e do contato pessoal e face à face pelos telefonemas impessoais e musiquinhas de espera em serviços de telemarketing.

“De Porta em Porta” é um excelente filme que vale a pena assistir e se comover com a história verídica de Bill Porter: mais que um vendedor, um vencedor.

4 comentários:

  1. Realmente um bom filme, quem puder assista! Vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma película realmente excelente que passa uma linda mensagem de vida, pena q ainda não pude conferir o final desse filme! =/

    ResponderExcluir
  3. Assisti ele hoje no curso. E o professor mandou eu fazer uma RESENHA,alguém me ajuda ?

    ResponderExcluir
  4. muito lindo esse filme assistir na faculdade e é um exemplo de vida!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...